Exames nutricionais: conheça a importância e saiba quais são

25/10/2022 Karoline Mayara Pellin
Exames nutricionais: conheça a importância e saiba quais são
25/10/2022 Karoline Mayara Pellin

Os exames nutricionais fazem parte da lista de exames laboratoriais, os quais são solicitados pelos nutricionistas. O principal objetivo é avaliar o estado nutricional do paciente. Assim, a avaliação serve como um acompanhamento da saúde e de prevenção de outras doenças.

Neste conteúdo vamos explicar o que são os exames nutricionais, como se preparar, como funciona e demais recomendações. Acompanhe!

O que são exames nutricionais?

Como já explicado anteriormente, os exames nutricionais servem para avaliar o estado nutricional do paciente. Segundo a Lei nº 8.234,17, Resolução nº 306,25 de fevereiro de 2003 do Conselho Federal de Nutricionista (CFN), a solicitação desses exames pelo nutricionista são permitidas desde que recomendadas com a finalidade de prescrição dietética.

Além de colaborar para a prevenção de doenças, o check-up nutricional auxilia na redução do uso de medicamentos associados à deficiência de nutrientes no organismo. Portanto, esses exames auxiliam na promoção da saúde como um todo, assim como uma melhora nos aspectos relacionados à nutrição.

Como os exames nutricionais são feitos?

Os exames nutricionais contam com exames laboratoriais complementares em conjunto com a avaliação médica, anamnese e histórico clínico do paciente. Além disso, pode ser solicitado o exame de bioimpedância e antropometria.

A avaliação nutricional periódica é fundamental na detecção de possíveis desequilíbrios a serem controlados, prevenindo maiores danos e riscos ao longo da vida.

Conheça os principais exames nutricionais

Ácido fólico

Esse exame mede o nível de vitamina B9 no organismo, responsável pela prevenção de doenças cardíacas, anemia e depressão.

Vitamina D

Mede a concentração dessa vitamina no sangue.

Vitamina B12

A vitamina B12 é necessária para a produção de hemácias no organismo, células vermelhas responsáveis por transportar oxigênio para diversas partes do corpo.

Ferro

Esse exame mede a quantidade de células vermelhas no sangue. Quando em falta, pode ocasionar em anemia.

Ferritina

Mede a quantidade de ferro no sangue.

Cálcio

Essencial para a formação dos ossos, funcionamento adequado dos músculos, nervos e coagulação do sangue, esse exame mede a quantidade de cálcio.

Magnésio

O magnésio é responsável por auxiliar no controle de açúcar no sangue, bem como na formação dos nervos e músculos.

Hemograma

Esse exame avalia as células sanguíneas de um paciente, detectando doenças como leucemia, anemia e infecções bacterianas e virais.

Glicose

Mede o nível de açúcar no sangue.

Colesterol total e frações

Mede o nível de colesterol e seus subtipos no sangue.

Proteína total e frações

Mede a quantidade de proteínas totais no sangue.

Triglicérides

Os triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e exercem uma função importante no nosso metabolismo, atuando como uma reserva de energia, de forma a levar combustível para os nossos músculos. 

Pode ser considerado normal um nível de até 150 mg/dL. Acima disso, pode significar que os níveis dos triglicerídeos estão altos. Um médico especialista deve orientar o tratamento mais adequado conforme o caso de cada paciente.

Ácido úrico

Esse exame avalia o ácido úrico, uma substância natural produzida pelo fígado. Seus níveis precisam estar abaixo de 6,8 mg/dL para que ele esteja totalmente diluído. Acima disso, pode causar problemas nas articulações, tais como artrite gotosa, popularmente conhecida como gota.

Creatinina

Esse exame avalia os níveis de creatinina. A quantidade elevada dessa substância pode indicar problemas nos rins, como insuficiência renal.

Gama GT

Indica se há alguma inflamação no fígado, como hepatites, por exemplo.

TGO e TGP 

Servem para identificar inflamações no fígado.

TSH

Avalia os níveis de produção dos hormônios da tireoide – T3 e T4.

Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas com um nutricionista e seguir todas as recomendações antes, durante e após a realização dos exames nutricionais.

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Quer agendar um exame para acompanhamento nutricional? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência