4 dicas para manter o equilíbrio hormonal
Os hormônios são extremamente importantes para o controle e bom funcionamento do nosso organismo, sendo assim, manter um bom equilíbrio hormonal é fundamental para a saúde e qualidade de vida do ser humano.
Tireoide, ovários, pâncreas e testículos são alguns exemplos de hormônios essenciais ao nosso organismo, auxiliando no equilíbrio de aspectos como energia, sono, ansiedade, libido, entre outros.
Neste post, você irá conferir as principais dicas para manter o equilíbrio hormonal. Acompanhe!
Qual a importância do equilíbrio hormonal?
Muito além de apenas nos auxiliar no bom funcionamento do organismo como um todo e na qualidade de vida, os hormônios funcionam como moléculas mensageiras que transmitem inúmeras funções a fim de manter tudo funcionando em equilíbrio.
Quando algo não vai bem na produção desses hormônios, podem ocorrer sintomas como:
- insônia;
- má digestão;
- fome excessiva;
- cansaço intenso;
- estresse;
- ansiedade;
- acne;
- menstruação atrasada.
Há várias causas e motivos para que isso ocorra, sendo a menopausa um dos mais comuns. A falta de vitamina D também é um exemplo, afinal, quando em deficiência, pode causar dores nas articulações, fadiga, fraqueza muscular, entre outros sintomas.
Outras causas de desequilíbrio hormonal
Além das causas citadas acima, há outros fatores que podem desencadear em um desequilíbrio hormonal, como diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas.
Alterações psicológicas, má alimentação e o uso de determinados medicamentos também pode ocasionar no problema.
4 dicas para manter o equilíbrio hormonal
1- Pratique atividade física
Por mais que pareça uma dica clichê, a prática constante de exercícios físicos faz toda a diferença quando o assunto é hormônios.
Exercitar-se regularmente pode melhorar o hormônio do crescimento, manutenção dos músculos e equilibrar os níveis de insulina.
2- Mantenha uma alimentação equilibrada
Não é novidade que se alimentar bem fortalece a imunidade, mas você sabia que também ajuda na saúde hormonal?
Sendo assim, ter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas faz toda a diferença.
3- Dê uma atenção especial à qualidade do seu sono
A tão conhecida higiene do sono faz toda a diferença para o equilíbrio hormonal, afinal, noites mal dormidas costumam ocasionar cansaço, estresse e mal-estar.
Uma dica é evitar o uso de aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir.
4- Monitore o estresse
Todo mundo se sente estressado em alguma situação ou outra do dia a dia, porém, quando esse sentimento ocorre em excesso, prejudicando sua rotina, saúde mental e qualidade de vida, é importante ficar alerta. O excesso de cortisol pode ser muito prejudicial ao seu bem-estar.
Por isso, que tal apostar em atividades relaxantes? Como uma caminhada ao ar livre, um banho morno e demais atos de autocuidado que façam sentido para você.
Exames laboratoriais que avaliam os hormônios
Há diversos exames laboratoriais que podem ser feitos tanto por homens quanto por mulheres, a fim de avaliar os níveis hormonais. Confira os principais deles a seguir.
Exames hormonais femininos:
- FSH (hormônio folículo estimulante);
- LH (hormônio luteinizante);
- estradiol;
- prolactina;
- TSH.
Exames hormonais masculinos:
- PSA (antígeno prostático específico) — que não é um hormônio, mas ajuda a identificar alterações hormonais;
- testosterona;
- TSH.
As causas de desequilíbrio hormonal podem variar de pessoa para pessoa, mas os bons hábitos podem ser os mesmos, sem segredo: alimentação equilibrada, boas noites de sono, hidratação constante, exercícios físicos e cuidados com a saúde mental.
Vamos juntos em uma vida hormonal mais saudável?
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.
Precisa agendar um exame laboratorial? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios