Novembro Azul: sintomas, prevenção e tratamento do câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais predominante entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A informação é do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Prevenir e tratar a doença precocemente é importante para que se possa iniciar o quanto antes o tratamento mais adequado indicado pelo médico e evitar que o seu quadro piore. Os exames preventivos aumentam em 90% as chances de cura da doença, mesmo sem a manifestação de sintomas.
Acompanhe a leitura e saiba quais são as principais causas, sintomas e tratamentos relacionados ao câncer de próstata.
O que é o câncer de próstata?
Situada logo abaixo da bexiga, a próstata é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma. O câncer de próstata ocorre quando há um tumor na região, ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata à medida que cresce.
Embora seja uma doença comum, ainda há muito tabu sobre o assunto. Por isso, é fundamental atentar-se aos sintomas e realizar exames preventivos.
Sintomas do câncer de próstata
Inicialmente, o câncer de próstata pode ser assintomático. No entanto, quando já em estágios mais avançados podem surgir sintomas como:
- Ardência ou dor ao urinar;
- Jato urinário fraco ou intermitente;
- Sangue na urina ou sêmen;
- Dor ao ejacular;
- Micção excessiva à noite;
- Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente;
- Disfunção erétil;
- Dor na parte inferior das costas, pelve, testículos ou coxas (que pode ser óssea).
Fatores de risco para o câncer de próstata
Há alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver câncer de próstata e que servem como alerta para a importância de realizar exames com uma maior frequência. São eles:
- Histórico familiar;
- Alterações genéticas;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Inflamação da próstata.
Exame de PSA no diagnóstico do câncer de próstata
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), revelou que entre 2019 e 2020, houve uma queda de 27% nos exames de PSA e de 21% nas biópsias da próstata, exames preventivos que auxiliam no rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata. Portanto, mesmo sem sintomas, é fundamental realizar os exames preventivos, afinal, eles podem salvar a sua vida.
O antígeno prostático específico, mais conhecido como exame de PSA, é um dos principais exames realizados para o diagnóstico do câncer de próstata.
O exame de PSA é recomendado principalmente para homens a partir dos 50 anos de idade, mesmo sem a presença de sintomas. Homens com histórico familiar da doença, também devem se atentar e fazer exames e check-ups frequentemente.
O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, a qual mede a quantidade de proteína presente na próstata.
Além do exame de PSA, o diagnóstico do câncer de próstata também pode ser feito através do exame de toque retal ou biópsia (a qual é realizada em casos nos quais foram identificadas suspeitas nos resultados do exame de toque retal ou PSA).
Tratamento
Os tipos de tratamento variam de acordo com alguns fatores, como idade, estágio do tumor, tamanho da próstata e estado geral da saúde do paciente. Saiba mais sobre as opções de tratamento a seguir:
- Radioterapia: através de equipamentos de alta precisão, a radioterapia usa uma radiação de alta energia (raios-X) para combater as células cancerígenas;
- Terapia hormonal: feita através de injeções, cirurgia ou comprimidos, consiste no controle do nível dos hormônios masculinos (testosterona) que estimulam o desenvolvimento do câncer;
- Observação vigilante: indicada para casos de tumores menos agressivos, trata-se de um acompanhamento rigoroso do avanço do câncer por meio de consultas regulares ao médico;
- Cirurgia: costuma ser indicada para retirar tumores que se localizam dentro da glândula da próstata, oferecendo maiores chances de cura;
- Quimioterapia: indicada para casos nos quais o paciente não respondeu às outras formas de tratamento, já em fase de metástase.
Prevenção do câncer de próstata
Existem formas de prevenção para evitar o aparecimento do câncer de próstata tais como:
- Manter o peso ideal;
- Ter hábitos alimentares saudáveis;
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar o consumo de álcool e tabaco também pode contribuir com a qualidade de vida e bem-estar.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o câncer de próstata, seus principais sintomas e formas de tratamento. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.
Quer ou precisa agendar um exame de PSA? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios