Vitamina D: Importância para a saúde
Não é de hoje que a famosa vitamina D é citada na melhoria da saúde e bem-estar, e até mesmo na saúde dos ossos, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). No que diz respeito à imunidade não é diferente.
Preparamos este conteúdo para que você saiba mais sobre o assunto e entenda a relação entre a vitamina e a imunidade. Boa leitura!
O que é a vitamina D e como ela atua no organismo?
A vitamina D é produzida pelo próprio corpo, sendo considerada como um hormônio esteróide. Muito além do sistema imunológico, a vitamina também atua no sistema muscular, metabólico e cardiovascular.
Para ser devidamente absorvida pelo intestino, ela precisa da absorção de determinadas gorduras que podem ser absorvidas através da alimentação. Assim, ela é o que chamamos de lipossolúvel.
Apesar da alimentação ser uma grande aliada, sua principal fonte é a exposição solar, afinal, os raios ultravioleta (UV), ativam essa substância no nosso organismo. Portanto, a recomendação dos especialistas é tomar sol por pelo menos 20 minutos ao dia, de preferência no início da manhã e no final da tarde.
Principais fontes de vitamina D
Mesmo sabendo que a principal fonte de vitamina D é a exposição solar, inserir alguns alimentos no cardápio pode fazer a diferença. São eles:
- Peixes gordurosos (atum, sardinha, salmão selvagem);
- Cogumelos irradiados (cultivados pela luz do sol);
- Cereais enriquecidos;
- Fígado de boi;
- Iogurte;
- Leite e derivados (iogurte, manteiga, queijo);
- Cereais enriquecidos;
- Óleo de fígado de peixe;
- Gema de ovo.
Quais as consequências da falta de vitamina D
A sua falta no organismo pode tornar suscetível o desenvolvimento de doenças infecciosas, tais como:
- Depressão;
- Doenças autoimunes;
- Gripes e resfriados;
- Diabetes;
- Osteoporose;
- Problemas na estrutura óssea;
- Doenças cardiovasculares.
Vale ressaltar que é importante tomar um cuidado ainda maior com a vitamina D durante a gestação, afinal, a falta dessa vitamina pode aumentar o risco de hipertensão arterial e diabetes gestacional, assim como o nascimento de bebês prematuros ou abaixo do peso.
Quando suplementar?
Tomando sol com frequência e cuidado, além de manter uma alimentação saudável e com orientação e recomendação médica, a grande maioria das pessoas não irá precisar suplementá-la.
Porém, quando comprovada a deficiência ou insuficiência de vitamina D, a suplementação é recomendada e necessária. A dosagem varia conforme a condição de cada paciente e fatores como estado geral de saúde, idade, peso, dieta e necessidades individuais.
Viu como a vitamina D pode fazer uma grande diferença na sua imunidade? Assim, é fundamental seguir as devidas orientações e nunca se automedicar. Conte sempre com a orientação de um profissional.
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.
Quer agendar um exame para acompanhar como está o seu nível de vitamina D? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios