Blog

Sexagem fetal: saiba como funciona o exame para saber o sexo do bebê

06/05/2022 Karoline Mayara Pellin
Sexagem fetal: saiba como funciona o exame para saber o sexo do bebê
06/05/2022 Karoline Mayara Pellin

É menino ou menina? Essa é uma das perguntas mais frequentes das gestantes, que estão ansiosas no aguardo de saber qual é o sexo do bebê. Além de não precisar aguardar meses até o ultrassom, o exame de sexagem fetal permite descobrir o sexo do bebê logo no início da gravidez.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este artigo com as principais informações sobre o que é o exame de sexagem fetal e como funciona.

Boa leitura!

O que é sexagem fetal?

O exame de sexagem fetal, como já dito, permite saber qual é o sexo do bebê. O exame é seguro, não é invasivo e tem uma taxa de 99% de confiabilidade. 

Vale ressaltar que o exame de sexagem fetal não detecta gravidez, nesse caso, deve ser feito o exame de Beta HCG. Além disso, o exame também não detecta anomalias no bebê e gestações anteriores não interferem no resultado.

Como funciona o exame de sexagem fetal?

O exame de Sexagem fetal utiliza uma amostra de sangue da mãe, coletada sem necessidade de jejum ou preparo.

Durante a gestação, algumas células fetais ultrapassam a barreira placentária e atingem a corrente sanguínea da mulher. Através da técnica de biologia molecular, é realizada a detecção do cromossomo Y, responsável por designar o sexo Masculino. Como a mulher não possui o cromossomo Y, se frações deste cromossomo forem detectados na circulação materna, este é um forte indício do sexo do bebê.

Em qual período da gestação o exame deve ser feito?

É obrigatório a gestante estar de, no mínimo, 8 semanas completas para realizar o exame, para garantir a sua confiabilidade.

Há alguma contraindicação?

O exame de sexagem fetal não é recomendado para mulheres que já fizeram transfusão sanguínea. Isso se deve ao fato de que as células do doador possam interferir no resultado do exame, podendo ocasionar em um resultado falso de sexo masculino para o bebê.

Em quanto tempo sai o resultado?

O resultado do exame normalmente leva de 5 a 10 dias úteis.

O exame funciona para grávida de gêmeos?

O exame de sexagem fetal pode ser realizado por grávidas de gêmeos, porém, os resultados podem ter interpretações diferentes, devido ao caso de ter gêmeos univitelinos (idênticos) e bivitelinos, quando não dividem a mesma placenta.

No caso de gestação gemelar univitelínea (mesma placenta), este teste consegue identificar o sexo de ambos os fetos, pois ambos compartilham o mesmo sexo. Por outro lado, no caso de gêmeos bivitelinos (presença de duas placentas), se for detectado o cromossomo Y indica que pelo menos um dos fetos é do sexo masculino, não sendo possível garantir se ambos os bebês são do mesmo sexo ou não. Porém, a ausência do cromossomo Y indica que ambos os sexos dos fetos são femininos.

O resultado do exame pode dar errado?

Como qualquer outro teste biológico, o teste molecular apresenta limitações que podem levar a uma interpretação inadequada. Por isso, o exame de sexagem fetal, tem uma taxa de 99% de sensibilidade. As limitações podem estar relacionadas à alguns fatores, como:

  • Mutações moleculares;
  • Transplantes e transfusões de sangue;
  • Os níveis de DNA podem não ter atingido a concentração necessária no momento da coleta.

Ainda, em 5% dos casos, o resultado pode ser inconclusivo, devido a limitações técnicas ou a presença de interferentes. Em casos inconclusivos será solicitada uma nova amostra, sendo recomendado aguardar 15 dias antes da nova coleta.

Qual a diferença do exame de sexagem fetal para os demais?

  • O exame de sexagem fetal utiliza da técnica de biologia molecular para determinar o sexo do bebê através de células fetais presentes na corrente sanguínea da mãe.*
  • Por sua alta sensibilidade, é possível realizar o exame ainda nas primeiras semanas de gestação.
  • Os métodos convencionais para descorbir o sexo do bebê, são realizados por exames de imagem (ultrassonografia), em consultório médico ou clínicas especializadas. Estes exames consistem em análise do tubérculo genital, estrutura que dará origem ao pênis nos meninos e ao clitóris nas meninas. Porém, os especialistas indicam uma precisão de 99 a 100% de acerto apenas a partir da 13ª semana de gestação.

Gostou das informações? O exame de sexagem fetal é uma ótima alternativa para saber o sexo do bebê sem ter que aguardar tanto tempo.

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Quer agendar o seu exame de sexagem fetal ou demais exames genéticos? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios


  • Twicsy

    29/06/2022 at 13:57

    Very shortly this web page will be famous among all blogging viewers, due to it’s nice articles or
    reviews

Junte-se a conversa

Your email address will not be published.



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência