Exame TSH: entenda o que é e quando realizar
TSH é a sigla utilizada para caracterizar o hormônio estimulador da tireoide. Já o exame de TSH tem como principal função identificar e diagnosticar possíveis doenças ou alterações na tireoide, sendo o hipotireoidismo a mais comum e conhecida.
Através do exame, também é possível identificar se as dosagens desse hormônio se apresentam em níveis regulares no sangue e também para verificar se a glândula está em bom funcionamento.
Para saber mais sobre esse tipo de exame e sobre como o TSH atua no organismo, acompanhe o texto!
TSH: entenda a atuação desse hormônio no organismo
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço a qual contribui para o bom funcionamento de órgãos como o coração, o fígado, o cérebro e os rins. Além disso, produz dois hormônios essenciais ao organismo: T3 e T4 (tiroxina).
A tireoide tem suas funções controladas pela hipófise, uma glândula localizada no cérebro. A hipófise é responsável pela produção de TSH, o hormônio estimulador da tireoide.
Quando há algum tipo de disfunção no TSH, acontecem duas doenças que conhecemos como hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Em casos de excesso de tiroxina (T4), acontece o hipertireoidismo. Já quando há a falta da produção de tiroxina, ocorre o hipotireoidismo.
Agora que você já sabe sobre a atuação do TSH, entenda como funciona o exame.
Como funciona o exame?
O exame consiste na coleta de uma amostra de sangue do paciente. Após a coleta, uma amostra é encaminhada para o laboratório para avaliar se o TSH está em níveis normais ou não, e se há a presença de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Antes do exame, é indicado que o paciente esteja em jejum de no mínimo quatro horas. Demais orientações são solicitadas pelo médico antes do exame.
TSH alterado: como é identificado no exame?
Falar que o TSH está alterado pode significar que ou ele está alto ou ele está baixo. O hormônio tem seus níveis considerados normais de acordo com o adequado a faixa etária.
A alteração hormonal pode indicar diferentes fatores. Saiba mais a respeito a seguir.
-
TSH alto
O TSH com valores elevados se caracteriza pelos níveis acima de 5,60 UI/mL, o que pode significar hipotireoidismo.
Quando esse hormônio está elevado, é uma consequência da produção insuficiente de hormônios T3 e T4.
Alguns dos principais sintomas incluem: sonolência excessiva, cansaço, unhas e cabelos quebradiços, colesterol alto, depressão, dores musculares frequentes, dificuldade de concentração e raciocínio lento, entre outros.
-
TSH baixo
Neste caso, ocorre um aumento na produção de hormônio T3 e T4 pela tireoide.
Ao contrário do hipotireoidismo, a pessoa com TSH baixo, tem o metabolismo excessivamente rápido, podendo aparecer sintomas como: irritabilidade, ansiedade, perda de peso, transpiração, taquicardia, aumento do apetite e excesso de calor. Possíveis sinais de hipertireoidismo.
O hipotireoidismo é comum em mulheres a partir dos 50 anos de idade.
Quais as possíveis causas de alteração no TSH?
Os problemas na tireoide podem ter diferentes causas, incluindo: doenças congênitas, autoimunes, inflamatórias, tumorais, entre outras.
Portanto, é importante realizar exames de sangue com frequência e conversar com um médico endocrinologista, afinal, alguns remédios podem influenciar nos resultados do TSH.
Quando o exame deve ser realizado?
O exame deve ser feito após recomendação médica. Além disso, é importante se atentar aos sintomas de alterações na tireoide ou presença de inchaço ou nódulos na região do pescoço.
O exame também é indicado para:
- Pessoas com diabetes;
- Mulheres acima de 35 anos;
- Histórico familiar de doenças na tireoide.
Assim, é importante buscar ajuda a qualquer sinal de alterações na tireoide para que assim os exames sejam indicados. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as chances no tratamento.
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.
Quer agendar um exame? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios