Colesterol alto: o que é, sintomas e como diminuir
O colesterol é uma composto gorduroso encontrado no sangue e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, é muito comum que níveis desse composto estejam alterados, como ocorre no caso do colesterol alto.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), quatro em cada dez brasileiros possuem excesso de colesterol no sangue, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Em níveis normais, o colesterol é responsável pela produção de cortisol, dos hormônios sexuais, da vitamina D, dos ácidos envolvidos na digestão de gorduras e é importante na estrutura e regeneração das células dos animais.
No texto a seguir, você descobrirá quais são as principais causas e sintomas dessa condição. Boa leitura!
O que é colesterol alto?
Existem dois tipos de colesterol de acordo com o tipo de lipoproteína: HDL (lipoproteína de alta densidade), responsável pelo transporte do colesterol das artérias para o fígado, e o LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transporta o colesterol do fígado para as artérias.
Considera-se que o colesterol está alto quando os níveis de LDL estão elevados. Nesse caso, ocorre a formação de gordura nas artérias, o que pode levar ao endurecimento e entupimento dos vasos sanguíneos.
O que pode causar colesterol alto?
Também conhecida como hipercolesterolemia, os altos níveis de colesterol podem ser causados por diversos fatores.
Em geral, pode ser resultado de um estilo de vida pouco saudável, com uma dieta rica em gorduras saturadas, sedentarismo, sobrepeso e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Existem fatores de risco?
Além dos já citados anteriormente, fatores que podem contribuir para o aumento do colesterol são:
- Estresse;
- Tabagismo;
- Consumo abusivo de bebidas alcoólicas;
- Hereditariedade;
- Diabetes;
- Pressão alta;
- Alguns medicamentos, como corticosteroides e para tratamento de HIV;
- Menopausa.
Quais são as consequências do colesterol alto?
Os níveis elevados de colesterol podem ter reflexos negativos na saúde, sendo um dos mais comuns a aterosclerose, que ocorre quando as artérias são obstruídas por conta do acúmulo de placas de gordura.
Essa obstrução pode aumentar o risco de doenças cardíacas, como angina, infarto, insuficiência cardíaca e até morte súbita. Já quando o entupimento ocorre em artérias carótidas e cerebrais, podem ocorrer acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou derrames.
O que sentimos quando o colesterol está alto?
Pode ser muito difícil de identificar o aumento do colesterol através de sintomas, uma vez que eles podem se manifestar apenas quando a situação já estiver mais avançada. Por isso, é importante realizar exames regulares.
Quando o excesso de gordura atinge as artérias coronárias, é comum que o indivíduo sinta dores no peito, falta de ar, sudorese, palpitações e fadiga. Quando ocorre nas artérias cerebrais, os principais sintomas são formigamentos, paralisias, perda da fala e sonolência.
Quais são os exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico?
É possível detectar níveis elevados de colesterol através de exames sanguíneos, como o de colesterol total e o perfil lipídico completo.
O que fazer para diminuir o colesterol alto?
Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir significativamente os níveis de colesterol.
Uma medida fundamental é adotar uma dieta saudável e equilibrada aliada a uma rotina de exercícios físicos regulares. Além disso, recomenda-se reduzir o consumo de álcool, parar de fumar e cuidar do sobrepeso.
É importante procurar ajuda médica quando essas mudanças não sejam suficientes e/ou exista predisposição genética. Nesse caso, podem ser prescritos medicamentos para a redução dos níveis de colesterol.
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.Precisa agendar um exame laboratorial? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios