Exames laboratoriais de rotina: saiba quais são os principais exames solicitados no check-up médico
Os exames laboratoriais são fundamentais nos cuidados com a saúde e na qualidade de vida. Além de avaliar o estado geral da nossa saúde, os exames de rotina auxiliam a detectar doenças precocemente.
Os exames laboratoriais de rotina podem variar conforme a idade e condição de cada paciente. No entanto, há alguns que são comumente indicados pelos médicos e servem como parte de um check-up geral. Acompanhe o artigo a seguir e saiba mais sobre o assunto!
Exames laboratoriais de rotina: conheça os principais
Colesterol e glicemia
Esses exames consistem em avaliações sanguíneas que tem como objetivo medir o açúcar no sangue e ver o perfil lipídico do paciente. Diabetes, AVC, e hipertensão arterial são algumas das principais doenças identificadas nos exames de colesterol e glicemia.
Além disso, o exame serve para avaliar os níveis de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). Também é possível identificar se os triglicerídeos estão elevados e se apresentam riscos de entupimento nas artérias ou demais doenças cardiovasculares.
Hemograma completo
Esse é o exame mais solicitado nos check-ups médicos, pois é um exame que consegue avaliar a saúde geral do paciente e que mede os glóbulos brancos (leucócitos) e nas hemácias (glóbulos vermelhos). O hemograma completo identifica diferentes doenças, como:
- anemia;
- leucemia;
- doenças autoimunes;
- AVC;
- hipertensão arterial.
Ureia e creatinina
Através desses exames é possível avaliar a saúde e funcionamento dos rins. Assim, é possível diagnosticar uma doença crônica renal ou demais problemas nos rins.
A creatina tende a se elevar no sangue quando os rins perdem a função. Os níveis de creatinina devem estar sempre baixos para serem considerados normais. Já a ureia também é uma substância filtrada pelos rins. Portanto, quando apresentam algum problema ou disfunção, a filtragem é comprometida.
Dosagem de hormônios
Esse exame serve para avaliar os níveis dos hormônios de produção da tireoide, T3 e T4, os quais podem indicar doenças e demais problemas nessa glândula. Assim, esse exame auxilia no diagnóstico de:
- hipotireoidismo;
- hipertireoidismo;
- tireoide de Hashimoto;
- presença de nódulo benigno ou maligno durante a gravidez;
- aumento da tireoide.
Com que frequência os exames laboratoriais devem ser realizados?
A frequência dos exames deve ser sempre definida e orientada pelo médico ou clínico geral que acompanha o paciente. Essa recomendação irá variar conforme o caso clínico do paciente, histórico familiar de doenças e sua saúde como um todo. No entanto, há algumas recomendações gerais que costumam ser repassadas, tais como:
- pessoas com doenças crônicas: pacientes com doenças como diabetes, hipertensão e câncer devem realizar os exames laboratoriais a cada seis meses;
- pessoas com fatores de risco para alguma doença: pessoas com obesidade, sedentárias, fumantes ou com colesterol elevado devem realizar os exames de rotina uma vez por ano;
- adultos saudáveis: a cada dois anos.
Fazer exames laboratoriais de rotina é uma maneira essencial de prevenir e diagnosticar precocemente uma série de doenças, além de melhorar a nossa qualidade de vida e a nossa longevidade. Lembre-se de seguir todas as orientações do seu médico.
Confira também: Exames de rotina para mulheres: quais são?
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.
Quer agendar seus exames laboratoriais de rotina conosco? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios