NIPT: saiba como funciona o teste pré-natal não invasivo
Durante a gestação, são solicitados diversos exames e testes para analisar como está sendo a formação do bebê e demais problemas que podem acontecer, entre eles, o NIPT (noinvasive prenatal testing, em inglês).
Neste conteúdo vamos explicar o que é esse exame, como funciona, se há contraindicações e demais dúvidas. Acompanhe!
NIPT: o que é o teste pré-natal não invasivo?
O NIPT é um exame de sangue o qual tem como objetivo avaliar o sexo do bebê e o risco de serem desenvolvidas doenças cromossômicas como Síndrome de Down, Síndrome de Turner e Síndrome de Klinifelter. O exame é seguro e apresenta resultados precisos.
Durante a gravidez, uma parte do DNA do bebê, chamada de fração fetal, passa da placenta para a corrente sanguínea da mãe, carregando as informações do feto. Assim, com uma simples coleta, é possível realizar o estudo do DNA do bebê.
Para quem o NIPT é recomendado?
O exame de NIPT é indicado para os seguintes casos:
- Mulheres grávidas acima dos 35 anos;
- Mulheres com histórico de gravidez afetada por aneuploidia;
- Resultado anormal na triagem bioquímica ou no ultrassom;
- Histórico familiar de alterações cromossômicas.
Quais doenças o NIPT detecta?
O NIPT detecta as seguintes doenças:
- Trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down);
- Trissomia do cromossomo 18 (Síndrome de Edwards);
- Trissomia do cromossomo 13 (Síndrome de Patau);
- Alterações dos cromossomos sexuais: monossomia do X (Síndrome de Turner), XXY (síndrome de Klinefelter), Síndrome do Triplo X, Síndrome de Jacob e Triploidia.
A partir de quando o NIPT deve ser feito?
A coleta deve ser realizada a partir da 10ª semana de gestação. Antes disso, a fração fetal é baixa e há maiores chances de falha no teste, e assim, há a necessidade de realizar uma nova coleta.
Fração fetal no resultado de NIPT
A fração fetal (FF) é a porcentagem do DNA total do plasma materno que é de origem fetoplacental. Ou seja, é uma avaliação dos níveis de DNA materno e também do fetal no plasma materno.
Entre a 10ª e a 20ª semana de gestação, a média do FF é de 10 a 15%. Assim, a fração fetal está relacionada a fatores biológicos e algoritmos utilizados para interpretar os resultados do sequenciamento de DNA.
Há alguns fatores que podem influenciar na fração fetal, tais como:
- Peso materno;
- Idade gestacional;
- Problemas placentários;
- Fatores biológicos e ambientais;
- Coleta e armazenamento de amostra em condições não ideais.
Como interpretar o exame NIPT?
Como o NIPT consiste em um teste de triagem, o resultado deve ser analisado pelo médico que solicitou o exame, dentro do contexto clínico, histórico do paciente e demais achados no exame.
Assim, o NIPT é um exame essencial no período da gestação, afinal, é através dele que é possível diagnosticar precocemente eventuais problemas ou doenças que possam ocorrer. Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas e seguir todas as orientações do seu médico.
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.
Quer agendar um exame? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios