Exames laboratoriais para idosos: saiba quais são

26/01/2022 Karoline Mayara Pellin
Exames laboratoriais para idosos: saiba quais são
26/01/2022 Karoline Mayara Pellin

O crescimento da população idosa no Brasil já se tornou uma realidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos cresceu 50% em uma década e a estimativa é que atinja 38 milhões em 2027.

Envelhecer com saúde e qualidade de vida é importante e com os avanços da medicina ao longo dos anos isso tem se tornado cada vez mais possível. É aí que os exames laboratoriais se tornam fundamentais.

Quer saber quais são os principais exames laboratoriais de rotina essenciais para os idosos? Acompanhe a leitura!

Exames laboratoriais para idosos: entenda a importância

Os exames laboratoriais preventivos e de rotina são essenciais em qualquer fase, mas quando falamos do público idoso, eles se tornam ainda mais essenciais, afinal, com o passar dos anos, o risco de desenvolver doenças aumenta. Portanto, se diagnosticadas em fase inicial maiores as chances de cura ou de ter maior qualidade de vida.

Além disso, muitas doenças não apresentam sintomas aparentes, assim, os exames laboratoriais são fundamentais tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce de uma série de doenças e problemas de saúde.

Confira a seguir os principais exames laboratoriais para idosos.

8 exames laboratoriais de rotina para idosos

1. Hemograma completo

Popularmente conhecido como “exame de sangue”, o hemograma completo é um dos principais exames laboratoriais de rotina solicitados pelos médicos. Através dele é possível identificar:

  • anemias;
  • infecções;
  • doenças autoimunes;
  • funcionamento e quantidade de hemácias (transporte do oxigênio), plaquetas (coagulação) e leucócitos no sangue (defesa do organismo).

2.TSH

O exame de TSH é conhecido por identificar problemas na tireoide, o que pode ser comum com o passar dos anos, principalmente nas mulheres. Durante a menopausa, as alterações hormonais podem aumentar as chances de desenvolver alguma doença autoimune ou disfunções na tireoide.

Medir o TSH com frequência auxilia no diagnóstico precoce de casos de hipertireoidismo e hipotireoidismo.

3. Perfil Lipídico

Também conhecido como “lipidograma”, esse exame permite analisar os níveis de colesterol do paciente, tanto o ruim (LDL), quanto o bom (HDL). Também permite avaliar o colesterol total e os triglicerídeos.

Avaliar os níveis de triglicerídeos e colesterol é fundamental para prevenir ou diagnosticar precocemente doenças cardiovasculares e até mesmo reduzir as chances de um AVC.

4. Glicemia

Outro exame laboratorial muito conhecido e comum é o da glicemia em jejum, o qual mede a taxa de açúcar no sangue. Esse exame é fundamental na identificação de diabetes tipo 1 e 2, e na terceira idade, há fatores de risco, como diabetes na família e obesidade, que podem contribuir para o problema.

5. Ureia e creatinina

Ambos os exames são fundamentais para saber como anda a saúde e funcionamento do rim. Conforme envelhecemos, a função renal passa a funcionar de forma mais “lenta”, portanto, fazer esse acompanhamento é essencial na terceira idade, principalmente, porque a maioria das doenças renais não apresentam sintomas, aparecendo apenas já em estágio avançado.

6. Sangue oculto nas fezes

A partir dos 50 anos de idade, a orientação é que esse exame seja feito com uma frequência maior. Esse exame pode indicar ou não a necessidade de, em seguida, realizar um exame de colonoscopia para identificar maiores problemas, auxiliando a identificar possíveis problemas gastrointestinais ou até mesmo câncer de intestino.

7. Vitamina D e cálcio

A osteoporose é um problema muito comum na terceira idade, portanto, os exames de vitamina D e cálcio podem indicar essa ou demais doenças relacionadas.

8. PSA

O exame de PSA é extremamente importante para homens a partir dos 45 anos de idade, já que ele pode diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

Além dos exames laboratoriais, há alguns outros tipos de exames fundamentais na terceira idade, como: colonoscopia, mamografia, radiografia do tórax e densitometria óssea.

Dessa forma, fazer exames laboratoriais de rotina, é essencial para envelhecer com saúde, prevenir e diagnosticar precocemente uma série de doenças e ainda ter uma maior qualidade de vida. 

Lembre-se de sempre conversar com seu médico e seguir as orientações necessárias.

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Quer agendar um exame? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios


Junte-se a conversa



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência