Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Seja bem-vindo a Central de Atendimento online.

Dúvidas frequentes

Seja bem-vindo a Central de
Atendimento online.
Remédios interferem em exames laboratoriais?

Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.

Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Alguns, sim. Por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.

O que é a dieta habitual exigida por certos exames?

É a que você costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.

Água “quebra” o jejum?

Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina. Se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Qualquer exame pode ser feito à tarde?

Alguns, não. É o caso das dosagens de cortisol, ferro e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Esses exames devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã. Motivo: é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.

Até aspirina altera resultados de exames?

Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso, guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tiróide.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consequentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

No caso de exame de urina, tem que ser a “primeira da manhã”?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Menstruação interfere nos exames?

Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Dói colher sangue para exame?

Em geral causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento é muito rápido. Mas isso é muito variável, pois depende da sensibilidade de cada pessoa e da destreza do profissional que realiza a coleta.

Quando eu fizer exames, poderei ter acesso pelo telefone?

Independentemente do exame ser realizado como particular ou pelo plano de saúde, os resultados podem ser retirados pessoalmente, em nossas unidades de atendimento, portador, postal ou aqui em nosso site. No entanto, por questões éticas e de segurança, somente seu médico pode entrar em contato com o Laboratório Santa Catarina e conversar com nossos biomédicos para obter seus resultados.

O que é um antibiograma?

Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste, ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais é resistente.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a gente!


    47 3326-9830

    47 98865-8602

    contato@laboratoriosc.com.br

    Rua Amazonas, 301, Garcia
    Blumenau/SC

    Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
    Sábado: 06:30 às 12:30


    Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

    Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

    Siga-nos nas redes


    As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



    ©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência