Triglicerídeos altos: sintomas e como tratar
Ao receber um diagnóstico de triglicerídeos altos, muitas pessoas ficam temerosas, afinal, o excesso de gordura no sangue pode ocasionar em problemas e doenças cardiovasculares. Por isso, redobrar os cuidados e estar atento aos sintomas é fundamental.
Neste conteúdo vamos te ajudar a entender quais são as causas de triglicerídeos altos, principais sintomas e como tratar. Acompanhe!
O que significa ter triglicerídeos altos?
Os triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e exercem uma função importante no nosso metabolismo, atuando como uma reserva de energia, de forma a levar combustível para os nossos músculos.
No entanto, se você tem o costume de ingerir mais calorias do que é capaz de queimar ao longo do dia, há um risco de ocasionar em triglicerídeos altos, também conhecido por hipertrigliceridemia.
Sendo assim, os triglicerídeos não são vilões, desde que na quantidade certa. Por outro lado, o excesso dessa gordura no sangue demanda muita atenção!
Causas de triglicerídeos altos?
A principal causa de triglicerídeos altos é a alta estocagem de gordura, ocasionada por uma má alimentação, rica em carboidratos, doces, gorduras e poucos nutrientes e também quando ela é disfuncional, ou seja, quando a ingestão de calorias é maior do que a capacidade de consumo da mesma.
No entanto, fatores genéticos e doenças como sobrepeso e hipotireodismo também podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de triglicerídeos altos.
Vale lembrar ainda que o consumo de bebida alcoólica e de alguns remédios como também pode influenciar nos níveis de triglicerídeos.
Como saber se tenho triglicerídeos altos?
Os triglicerídeos altos podem ser silenciosos, sendo possível ter ciência ou diagnóstico confirmado apenas através de exames de sangue periódicos.
Pode ser considerado normal um nível de até 150 mg/dL. Acima disso, pode significar que os níveis dos triglicerídeos estão altos. Um médico especialista deve orientar o tratamento mais adequado conforme o caso de cada paciente.
Como tratar?
Reduzir o consumo de álcool, açúcares e gorduras pode controlar e normalizar os níveis de triglicerídeos. No entanto, ainda há outras formas de prevenir o problema. Veja a seguir quais são.
Atenção ao peso
Consulte um médico e avalie qual é o seu peso ideal. Estudos indicam que uma pequena perda de peso (5% do peso) já é suficiente para notar diferença no controle dos triglicerídeos altos.
Diminua as calorias
Lembra que calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura? Portanto, é importante reduzir os excessos, principalmente os beliscos do dia a dia.
Evite alimentos ricos em açúcar e refinados
Além de pouco nutritivos, bolachas, refrigerantes, sucos de caixinha, pães e farinhas podem aumentar esta gordura no sangue.
Opte por gorduras mais saudáveis
As carnes vermelhas podem ter muita gordura. Que tal adotar outras fontes de proteína como peixe? Eles são ricos em ômega-3. Além disso, vale investir em azeite e castanhas como fontes de gorduras boas.
Abandone o sedentarismo
A melhor maneira de queimar gordura é colocando o corpo em movimento e consumindo o estoque de energia que os triglicerídeos fornecem. Trinta minutos de exercícios por dia já é o suficiente para sair do sedentarismo.
Além das mudanças no estilo de vida, o paciente que teve o diagnóstico confirmado deve receber acompanhamento médico para controle e monitoramento do triglicerídeo. Medicamentos são recomendados de acordo com os riscos que o paciente possui.
Conte com o Laboratório Santa Catarina
Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.
Quer agendar um exame para acompanhar como estão os seus hormônios? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.
Karoline Mayara Pellin
Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios