Blog

Teste de DNA: mitos e verdades

01/06/2022 Karoline Mayara Pellin
Teste de DNA: mitos e verdades
01/06/2022 Karoline Mayara Pellin

A realização do teste de DNA para a análise de genes de um indivíduo e rastreio do material genético, significa um grande avanço na ciência, principalmente por ser um teste seguro e ter uma boa taxa de confiabilidade.

No entanto, ainda há muitos mitos e informações equivocadas sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer os principais mitos e verdades relacionados ao teste de DNA.

Boa leitura!

O que é o teste de DNA e como funciona?

O teste de DNA consiste em determinar se há ou não vínculo de paternidade entre duas pessoas, através da análise comparativa de DNA. 

Ambos devem realizar coletas de algum fluido corporal (sangue, saliva, unhas, fios de cabelo ou esperma), sendo o resultado entregue às pessoas examinadas pessoalmente no laboratório.

Mitos e verdades sobre teste de DNA

Acompanhe a seguir os principais mitos e verdades sobre o teste de DNA.

O teste de DNA é realizado apenas através da coleta de sangue do paciente – MITO

O DNA é um código genético que está presente em todas as células que compõem o organismo, assim, ele é idêntico em todos os tecidos do corpo. Ou seja, é possível realizar o teste em qualquer tecido que contenha DNA.

Não é preciso esperar a criança nascer para fazer o teste de DNA – VERDADE

A partir da 10ª semana de gestação, já é possível realizar o teste de DNA, é o que chamamos de teste de paternidade pré-natal não invasivo.

O exame não pode ser feito em crianças pequenas – MITO

Não há uma idade mínima para a realização do teste de DNA, pois a coleta não é difícil e o material para análise pode ser variado.

É possível fazer o teste de DNA pós-morte – VERDADE

Independente da causa, tempo e local é possível encontrar fontes de DNA.   

O DNA pode ser alterado com o uso de determinados medicamentos – MITO 

Os únicos casos que podem causar algum tipo de alteração no DNA é após um dos indivíduos realizar uma transfusão de sangue ou transplante de medula nos últimos seis meses. No entanto, consumir álcool ou determinados medicamentos, não causa nenhum tipo de alteração no DNA, se tratando apenas de um mito.

Dá para fazer o exame com uma mecha de cabelo – MITO

Uma mecha de cabelo não tem a quantidade necessária de DNA para o teste. O DNA dos fios de cabelo está presente apenas na raiz do cabelo ou no cabelo retirado de escovas, pentes, entre outros.

Esperamos ter te ajudado a entender melhor sobre o teste de DNA, como funciona, e seus principais mitos e verdades. Lembre-se de realizar o teste em um laboratório de confiança e tire todas as suas dúvidas antes da realização do exame.

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Quer agendar um teste de DNA ou demais exames genéticos? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios


Junte-se a conversa

Your email address will not be published.



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência