6 exames de IST que devem ser feitos todos os anos

01/12/2022 Karoline Mayara Pellin
6 exames de IST que devem ser feitos todos os anos
01/12/2022 Karoline Mayara Pellin

Todos os anos nos deparamos com campanhas de conscientização para a prevenção do HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis (DST), as quais são fundamentais na saúde e qualidade de vida da população. A prevenção é fundamental, e realizar exames de rotina é fundamental nesse processo. É aí que os exames de IST se fazem de extrema importância, afinal, são eles que irão identificar uma possível infecção transmitida durante relações sexuais.

Neste post, você irá saber quais são os principais exames de IST que devem ser feitos todos os anos, seus principais benefícios e importância. Acompanhe!

Exames de IST: qual a importância?

Muitas infecções são silenciosas e podem não apresentar sintomas, sendo assim, os exames são fundamentais e devem ser incluídos nos check-ups anuais

Caso descobertas tardiamente ou não tratadas, essas doenças ou infecções podem evoluir para quadros mais graves como câncer e infertilidade. Casos de infecções em níveis graves e avançados, podem levar o indivíduo até mesmo à morte.

IST e DST são a mesma coisa?

Quando nos referimos à doenças transmitidas através de relações sexuais (HPV, Aids, Hepatite B, por exemplo), o termo correto a ser utilizado é IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A mudança do termo DST para IST foi feita pelo Ministério da Saúde, em 2016, e também é utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes disso, a nomenclatura eram classificadas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Essa mudança ocorreu devido ao fato de que a palavra “doenças” remete a sinais e sintomas visíveis que as pessoas poderiam apresentar. Já o termo “infecções” envolve períodos em que a pessoa está assintomática.

6 tipos de exames de IST mais comuns

1. AIDS

A Aids ataca principalmente o sistema imunológico, podendo em casos graves, evoluir para um câncer. Os principais exames de IST que auxiliam no diagnóstico da AIDS incluem teste de sorologia e teste rápido, o qual consiste na coleta da saliva ou de uma gota de sangue do dedo.

2. Herpes genital

O aparecimento de bolhas na região genital masculina ou feminina é o primeiro sinal de herpes genital. 

Podem ser solicitados exames de sorologia para detectar a infecção. Caso seja necessário uma confirmação laboratorial, o profissional da área da saúde pode fazer uma coleta das amostras das úlceras (lesões abertas), para avaliar e tentar identificar qual o tipo de vírus da herpes.

3. HPV

O HPV pode se manifestar tanto através de infecção na pele quanto nas mucosas da boca, genitália ou no ânus. Dependendo do tipo da infecção, a pessoa pode apresentar verrugas na região genital e anal ou até mesmo, em casos mais graves, câncer no colo do útero.

4. Sífilis

A sífilis é uma infecção que costuma causar uma ferida única, também conhecida como “cancro duro”, afetando a região da pele, genitais, ânus, colo do útero ou boca. 

No caso de sintomas iniciais, o médico pode solicitar coleta de material da úlcera (lesão aberta). Também pode ser que o médico solicite um exame de sangue (sorologia não treponêmica e treponêmica): VDRL (ou RPR) e FTA-ABS (ou TPHA).

5. Gonorreia

A gonorreia é uma infecção que pode atingir os órgãos genitais masculinos e femininos, assim como os olhos e garganta. Nas mulheres, os sintomas que costumam se manifestar são: corrimento vaginal e dor localizada no baixo ventre. Já nos homens, dor ao urinar e corrimento no órgão genital são sintomas que podem ocorrer.

Os exames de IST para detectar a gonorreia são feitos através da análise do corrimento. O médico costuma coletar o material direto do colo do útero nas mulheres, e direto da uretra, em homens.

Caso o profissional de saúde não consiga diagnosticar a infecção por meio da análise, pode ser solicitado o exame de urina PCR, o qual tem como objetivo avaliar o DNA da bactéria causadora da doença.

6. Hepatite B

A Hepatite B pode ocasionar alterações no fígado da pessoa infectada. Os exames de IST utilizados no diagnóstico dessa doença são exames de sangue (sorologia) e o teste rápido.

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Precisa agendar um exame de IST? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

 

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência