Exame de testosterona: saiba como funciona

22/11/2021 Karoline Mayara Pellin
Exame de testosterona: saiba como funciona
22/11/2021 Karoline Mayara Pellin

A testosterona é o principal hormônio masculino, atuando em diversos órgãos e ações do corpo, como pâncreas, próstata, crescimento de pelos e na estimulação da produção de espermatozoides. O exame de testosterona é de extrema importância para avaliar o nível de produção desse hormônio no organismo (alto ou baixo).

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o texto!

Para que serve o exame de testosterona?

O exame de testosterona tem como objetivo detectar níveis anormais do hormônio em pacientes homens ou mulheres. Quando a testosterona encontra-se em níveis anormais nos homens, podem surgir dificuldades na ereção, infertilidade e puberdade prematura ou tardia.

Já em mulheres, pode haver dificuldade para engravidar, surgimento de características masculinas, queda de cabelo, problemas nas glândulas adrenais e até mesmo ser um indicador para a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

O exame também pode ser realizado a fim de obter os seguintes diagnósticos:

  • Disfunção erétil nos homens;
  • Tumores nos testículos;
  • Distúrbios hipotalâmicos e hipofisários.

Quando o exame de testosterona é solicitado?

Para os homens, costuma ser solicitado também o exame de FSH e LH, em casos de puberdade tardia. Apesar de haver diferenças pessoais quanto à idade de início da puberdade, normalmente já há manifestações a partir dos dez anos de idade. Atraso no desenvolvimento muscular, ausência do crescimento de pelos e engrossamento da voz, são alguns dos principais sintomas.

O exame de testosterona também pode ser indicado para casos de puberdade precoce. Nesse caso, pode haver o aumento da testosterona.

No caso das mulheres, o exame pode ser indicado em casos de ciclo menstrual desregulado, amenorreia (ausência de menstruação), dificuldade para engravidar ou engrossamento da voz.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), não recomenda o uso da testosterona com fins estéticos e esportivos, pois não é indicado por evidências científicas e porque pode causar prejuízos à saúde da mulher a curto e a longo prazo. 

Como o exame de testosterona é realizado?

O exame de testosterona é realizado através da coleta de uma amostra de sangue que em seguida é enviada ao laboratório para análise.

Como saber se o nível de testosterona está baixo?

A deficiência de testosterona, conhecida como hipogonadismo em homens adultos, está relacionada à baixa concentração de testosterona, podendo assim, afetar a qualidade de vida e também o bom funcionamento das funções de alguns órgãos.

Segundo o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), o problema pode afetar cinco entre cada mil homens. Há alguns sintomas que indicam testosterona baixa:

  • Disfunção erétil;
  • Diminuição da libido;
  • Redução da energia, fadiga e cansaço;
  • Menor tolerância ao exercício e menos força;
  • Baixa concentração ou memória;
  • Depressão, irritabilidade e ansiedade;
  • Sudorese ou transpiração noturna;

A longo prazo, a testosterona baixa pode aumentar o risco de desenvolver osteoporose.

Causas da testosterona baixa

Mesmo sendo produzida nos testículos, a testosterona também é regulada pela hipófise e pelo hipotálamo, duas glândulas localizadas no cérebro. Portanto, qualquer problema ou enfermidade que afete essas regiões, também pode causar hipogonadismo.

Além disso, há outras causas, como:

  • Tumores;
  • Infecções;
  • Menopausa/andropausa;
  • Lesão testicular.

Tratamento

No caso da confirmação do diagnóstico da testosterona baixa (hipogonadismo), o médico especialista (normalmente um endocrinologista), pode orientar o tratamento feito com suplementos hormonais, na forma de adesivos, gel ou injeções intramusculares. 

Além disso, os médicos costumam reforçar a importância de realizar exames de sangue com frequência. Em alguns casos, também é indicada a terapia de reposição hormonal (TSH).

E a testosterona alta? Causa problemas?

 Ao contrário da testosterona baixa, a testosterona alta raramente apresenta algum problema ao homem. Homens que fazem o uso de esteroides anabolizantes têm maiores chances de desenvolver testosterona alta.

Porém, quando há um excesso de alta testosterona, podem sim, surgir alguns sintomas. Tais como:

  • Infecções na pele ou acne;
  • Irritabilidade ou agressividade;
  • Problemas cardíacos;
  • Aumento da mama;
  • Retenção de fluidos.

Além da puberdade precoce e do uso de esteroides, hipertireoidismo ou tumores na glândula suprarrenal, podem ser algumas das causas do excesso de testosterona.

Dessa forma, é fundamental estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica para que se possa receber as devidas orientações de diagnóstico, tratamento e exames. 

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Quer agendar um exame? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios


Junte-se a conversa



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência