Blog

Cuidados na gravidez: confira 10 dicas

29/07/2022 Karoline Mayara Pellin
Cuidados na gravidez: confira 10 dicas
29/07/2022 Karoline Mayara Pellin

A gravidez é uma fase da vida das mulheres em que os cuidados devem ser redobrados, principalmente nos primeiros três meses. Nesse período o corpo passa por muitas mudanças, o que pode refletir tanto na gestação quanto no desenvolvimento do bebê. Portanto, é fundamental adotar uma série de cuidados na gravidez.

Neste conteúdo, você irá conferir as principais orientações de cuidados na gravidez. Boa leitura!

Cuidados essenciais na gravidez para a mãe e para o bebê

1. Busque acompanhamento médico desde o início

A gestação é uma época que exige acompanhamento médico constante. A partir disso, o exame pré-natal é algo essencial e que exerce um papel fundamental na prevenção de doenças como anemia, diabetes gestacional, aborto espontâneo, infecção urinária, distúrbios da tireoide e hipertensão.

Além disso, o pré-natal avalia toda a saúde da mãe, o que apresenta impacto direto na saúde do bebê.

2. Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação equilibrada é a chave para uma gestação saudável, afinal, é o que irá fornecer os nutrientes necessários ao bebê e à mãe. Há algumas fontes de alimentos que podem ser inseridas no dia a dia:

  • Ferro: presente nas leguminosas como feijão e grão de bico;
  • Vitaminas do complexo B: presente no tomate, ervilha e brócolis;
  • Cálcio: presente no leite, queijos e iogurte;
  • Fibras, as quais auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, aditivos químicos, açúcar e sal.

Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas e receber as devidas orientações de um profissional quanto à alimentação mais adequada durante a gestação.

3. Pratique exercício físico

Essa é uma recomendação importante em qualquer fase, mas é na gravidez que ela se torna ainda mais essencial. No entanto, de maneira geral, é importante que os exercícios sejam leves, como por exemplo, caminhadas, natação e hidroginástica. Por isso, consulte seu médico para receber as devidas orientações.

4. Monitore sua pressão arterial

Cuidar da pressão arterial deve ser um dos principais cuidados na gravidez, portanto, o seu monitoramento deve ser constante. Indo de encontro a isso, há uma relação com a alimentação saudável, afinal, alimentos gordurosos, industrializados e com muito sódio podem fazer com que a pressão arterial suba.

5. Atente-se aos sinais do seu corpo

Cansaço, aumento ou perda de apetite, podem ser alguns sintomas comuns no primeiro trimestre da gestação, afinal, o corpo está passando por adaptações Assim, o nosso corpo está sempre dando avisos e sinais, portanto, é importante ficar alerta a qualquer sinal de anormalidade.

6. Cuide da sua pele

É comum o surgimento de manchas na pele durante a gravidez. Isso ocorre devido aos estímulos de hormônios liberados durante a gestação, os quais produzem melanina e geram melasma, podendo causar o escurecimento de partes íntimas como vulva e mamilos.

7. Observe possíveis corrimentos vaginais

É comum que as mulheres tenham corrimentos vaginais ao longo da vida por diferentes motivos, sendo o principal deles o corrimento vaginal fisiológico, um processo natural de lubrificação na região pélvica. 

8. Mantenha seu cartão de vacinas atualizado

Manter as vacinas em dia também é um cuidado essencial durante a gravidez, afinal, as vacinas protegem tanto a mãe quanto o bebê, já que os efeitos da vacina são transmitidos pela placenta e, logo após o nascimento do bebê, pela amamentação.

9. Descansar

A sensação de cansaço é algo constante durante a gestação. Nos primeiros meses normalmente há um excesso de sono, além de um certo cansaço físico, também devido ao peso da barriga, que acaba por dificultar algumas tarefas diárias. Por isso, é muito importante descansar e evitar o estresse e atividades pesadas ou que exijam muito esforço físico.

10.  Não se automedicar

Há muitas restrições quanto ao uso de determinados medicamentos durante a gravidez, afinal, algumas substâncias podem comprometer o desenvolvimento do bebê. Por isso, fale sempre com seu médico para receber a orientação mais adequada.

Seguindo essas dicas fica muito mais fácil ter uma gestação saudável e tranquila. Lembre-se, fazer exames e visitas consultas ao médico também é fundamental.

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Quer agendar um exame conosco? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

 

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios


Junte-se a conversa



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência