Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

25/11/2022 Karoline Mayara Pellin
Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
25/11/2022 Karoline Mayara Pellin

Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Isso só reforça a importância da realização de exames preventivos para detecção precoce e prevenção da doença.

Embora seja uma doença comum, ainda há muito tabu sobre o assunto. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), revelou que entre 2019 e 2020, houve uma queda de 27% nos exames de PSA e de 21% nas biópsias da próstata, exames preventivos que auxiliam no rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata. Portanto, mesmo sem sintomas, é fundamental realizar os exames preventivos, afinal, eles podem salvar vidas.

A partir disso, preparamos este conteúdo com o intuito de esclarecer alguns dos principais mitos e verdades relacionados ao câncer de próstata. Acompanhe!

10 mitos e verdades sobre o câncer de próstata

1. O câncer de próstata é uma doença que afeta apenas homens idosos – MITO

Apesar de a idade ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, cerca de 40% dos diagnósticos ocorrem em homens abaixo dos 50 anos de idade. Assim, são casos raros, mas possíveis.

2. A hereditariedade pode ser um fator de risco para o câncer de próstata – VERDADE

Sim, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Em casos em que há um parente de primeiro grau com a doença, o risco passa a ser duplicado. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes.

Por isso, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é de que quem tem casos da doença na família, procure um urologista a partir dos 45 anos de idade.

3. O câncer de próstata sempre apresenta sintomas – MITO

Em estágio inicial, a doença raramente apresenta algum tipo de sintoma, e quando ocorrem, normalmente estão associados à hiperplasia prostática, caracterizado por um crescimento benigno da glândula da próstata.

4. A atividade física tem um papel relevante na prevenção e no tratamento – VERDADE

A prática de atividade física regular é um fator importante na prevenção do câncer de próstata devido a uma série de benefícios como prevenção da obesidade, fortalecimento da imunidade e redução do estresse.

5. PSA aumentado é sinal de câncer de próstata – MITO

O antígeno prostático (PSA) pode apresentar variações mesmo em casos em que não há a presença de câncer, como é o caso da hiperplasia benigna da próstata, por exemplo. Por isso, é fundamental a realização de uma avaliação médica e o exame de toque retal.

6. Pessoas negras têm maior risco de desenvolver a doença – VERDADE

Estudos divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia indicam que afrodescendentes têm um risco 60% maior de desenvolver o câncer de próstata, e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.

7. O exame de PSA pode substituir o exame de toque – MITO

Os exames de rastreamento do câncer de próstata são complementares.

Há casos em que um homem que está com o PSA normal no exame pode estar com câncer e que outro que apresenta o PSA alterado no exame, não esteja.  Portanto, quando orientado pelo médico, é importante que sejam feitos ambos os exames. 

8.  O exame de toque retal é rápido e indolor – VERDADE

O exame de toque retal dura apenas 15 minutos e é totalmente indolor.

9. Se não há histórico familiar, as chances de ter a doença são mínimas – MITO

Apesar de o histórico familiar duplicar as chances de desenvolver o câncer de próstata, não significa que homens sem o histórico estão livres da doença. 

10. Todos os casos de câncer de próstata necessitam de tratamento – VERDADE

Nem todos os tipos de câncer de próstata requerem tratamento imediato. Além disso, o tipo de tratamento irá variar conforme a necessidade do paciente. Por exemplo: em casos de tumores pouco agressivos e em estágio inicial, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, realizando um tratamento específico apenas se houver progressão da mesma.

Dessa forma, apesar de ser uma doença muito conhecida e comentada sob os incentivos da campanha Novembro Azul, ainda há muitas dúvidas e mitos sobre o câncer de próstata.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter esclarecido seus principais questionamentos sobre o assunto. Continue acompanhando nosso blog para se manter informado sobre assuntos relacionados à saúde.

Conte com o Laboratório Santa Catarina

Desde a sua fundação em 1974, o Laboratório Santa Catarina oferece exames de qualidade, com precisão no diagnóstico e nos resultados, sempre buscando oferecer um atendimento excelente a cada um de nossos pacientes.

Precisa agendar um exame de PSA? Entre em contato conosco através do site, do telefone: (47) 3326-9830 ou pelo Whatsapp: (47) 98865-8602.

 

Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios



47 3326-9830

47 98865-8602

contato@laboratoriosc.com.br

Rua Amazonas, 301, Garcia
Blumenau/SC

Segunda a sexta: 06:30 às 19:00
Sábado: 06:30 às 12:30


Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Responsável técnico: Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

Siga-nos nas redes


As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.



©2021 Laboratório Santa Catarina | Todos os Direitos reservados | Política de privacidade | Desenvolvido pela Agência