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6 cuidados com a saúde no inverno

28/06/2022 Karoline Mayara Pellin
6 cuidados com a saúde no inverno
28/06/2022 Karoline Mayara Pellin

O inverno chegou e, mais do que nunca, precisamos estar com o sistema imune fortalecido e redobrar os cuidados com a saúde, afinal, é nessa época do ano que o nosso organismo fica mais vulnerável e suscetível a doenças e problemas de saúde.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo de blog com algumas dicas para te ajudar a fortalecer a sua saúde na estação mais fria do ano. Boa leitura!

A importância dos cuidados com a saúde no inverno

O frio do inverno é o principal responsável pelas alterações climáticas significativas, como a umidade do ar e as quedas de temperatura, aumentando assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, alergias, infecções respiratórias, virais e bacterianas, como:

  • Gripe;
  • Resfriado;
  • Sinusite;
  • Rinite;
  • Otite;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Pneumonia.

Segundo o Governo Federal, as doenças transmitidas pelo ar aumentam consideravelmente no inverno, devido à própria sazonalidade dos vírus, temperatura e umidades baixas, por isso, tanto crianças quanto adultos e idosos devem redobrar os cuidados com a saúde no inverno.

6 dicas de cuidados com a saúde no inverno

1. Hidrate-se com maior frequência

Se manter hidratado é importante em todas as estações, no entanto, o inverno é uma época que exige uma atenção maior, afinal, nos dias frios o organismo gasta mais energia para manter a temperatura, assim, a desidratação ocorre com maior facilidade.

Nesse sentido, beber bastante água auxilia no sistema imunológico e evita doenças infecciosas. 

2. Cuide da hidratação da pele e das vias aéreas

Além de beber bastante água, também é importante hidratar a pele e as vias aéreas no inverno. Isso pode ser feito através de alguns hábitos, como:

  • Utilize um umidificador de ambientes;
  • Evite banhos com a água muito quente;
  • Utilize hidratantes para a pele;
  • Utilize sabonetes neutros;
  • Utilize soluções nasais para hidratar a região das narinas.

3. Pratique exercícios físicos

Além de auxiliar na saúde física e mental, a prática de exercícios físicos no inverno ajuda a fortalecer a imunidade e a acelerar o metabolismo. Assim, por mais que seja difícil vencer a preguiça nos dias frios, fazer esse esforço faz a diferença na saúde do seu organismo como um todo. A recomendação é que sejam feitos exercícios no mínimo três vezes na semana.

4. Tenha uma alimentação saudável

O inverno acaba se tornando uma estação mais propícia para o consumo de pratos calóricos e gordurosos, no entanto, manter um cardápio equilibrado é fundamental. Lembre-se de incluir ou consumir frutas, verduras e legumes nas suas refeições.

Além disso, uma alimentação saudável contribui para fornecer os nutrientes necessários que o sistema imunológico precisa, diminuindo o risco de doenças respiratórias.

5. Mantenha os ambientes arejados

É normal manter as janelas de casa e demais ambientes fechados no frio. No entanto, essa atitude favorece o surgimento de doenças e alergias. Ambientes fechados aumentam a proliferação de vírus, fungos, ácaros e demais microrganismos.

6. Não se esqueça do agasalho

O velho e bom conselho de sempre sair com um casaco é importante. Mesmo em casa, mantenha seu corpo aquecido, principalmente na hora de dormir. O conforto térmico, além de ajudar na saúde, traz aconchego à rotina.

Como evitar problemas de saúde no inverno

  • Lavar as mãos várias vezes durante o dia;
  • Não compartilhar itens e objetos de uso pessoal;
  • Cobrir o nariz e boca ao tossir ou espirrar;
  • Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas;
  • Não fumar;
  • Ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e nutrientes;
  • Higienizar itens pessoais e brinquedos das crianças;
  • Usar umidificador de ar quando o tempo estiver muito seco;
  • Não se esqueça do protetor solar;
  • Lave roupas e cobertores guardados há muito tempo e lembre de deixá-los arejando no sol.

Cuidar da saúde envolve desde fatores físicos e ambientais até psicológicos, por isso, a mudança de alguns hábitos faz toda a diferença para se ter, de fato, uma vida saudável. Além de todas essas dicas de cuidados com a saúde, é fundamental realizar consultas e exames médicos periodicamente.

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Karoline Mayara Pellin

Responsável pelo Setor de Imunologia/Hormônios


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Responsável técnico: Dr. Guilherme Reverey do Prado CRF-SC 2114

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